APRESENTAÇÃO


A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE E CULTURAL SÃO JERÔNIMO - ESPAÇO CRIANÇA - instituição dirigida pelos Religiosos Somascos, tem por finalidade atividades de assistência e desenvolvimento social, artístico, cultural, literário, cientifico profissionalizante e recreativo, como instrumento de enfrentamento à pobreza, defesa, proteção e promoção da infância, adolescência, e de adultos em sintonia com a Lei Orgânica da Assistência (LOAS), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com a Constituição Federal e com o Código Civil Brasileiro (NCC). Os Religiosos Somascos são membros de uma Ordem Religiosa que surgiu na Itália há quase 500 anos. No Brasil, porém, chegaram somente nas últimas décadas, em 1962.  Em Presidente Epitácio, os Somascos chegam em 1973, assumindo a paróquia São Pedro. Desde o inicio os religiosos manifestavam vontade de realizar uma obra especifica com crianças e adolescentes. Pensando nesta finalidade eles adquirem dois grandes terrenos nas Chácaras Helvécio. A Obra não surge logo, começa a tornar-se realidade somente na década de 90 quando uma equipe de técnicos de Campinas e de Presidente Epitácio planeja, a pedido dos Religiosos, o Projeto que se chama “Espaço Criança”. A obra começa a funcionar com sua primeira casa em 1993 acolhendo doze crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. Em 1994 surge o primeiro núcleo diurno com crianças e adolescentes, a obra se expande conforme planejado, e surgem os vários prédios e instalação dos equipamentos, hoje conta com uma estrutura física para atender centenas de crianças e adolescentes no contra turno escolar. A partir de 1997 foi se constituindo os “Amigos da Obra”, que em 2013 comemoram 16 anos de atividades, são pessoas da comunidade que participam junto à entidade com atividades internas e externas, na organização de eventos, promoções, apoio e auxilio nos diferentes problemas que surgem com os anos na organização e funcionamento da instituição. A atividade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes foi suspensa em 2010, na possibilidade de uma reabertura de maneira mais estruturada, e isto é uma conversa que vem acontecendo com os “amigos da obra” e poder publico local, mantendo-se hoje apenas as atividades socioeducativas.
A instituição sobrevive de doações da comunidade epitaciana, que tem sido grande colaboradora na execução da obra, com doações e voluntariado. A grande dificuldade que a instituição apresenta são os recursos financeiros para manter um trabalho de maior consistência e qualidade.
O projeto que hoje é desenvolvido pretende através da integração das atividades fazer com que as crianças e os adolescentes participantes construam o processo de aprendizado; desenvolvendo uma consciência crítica que lhes de suporte para enfrentar e resolver problemas do cotidiano, introduzindo um trabalho sobre Valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário